quarta-feira, 9 de maio de 2018

EXERCÍCIO DE VIDEOENSAIO




Proposta:

O trabalho consiste em preparar uma reflexão conceitual e poética sobre um tema a ser escolhido (a partir do conteúdo que foi aprendido no curso de Multimeios e em especial na disciplina, durante o semestre) utilizando a linguagem do audiovisual.  (Tempo: entre 1 e 10 minutos)


CONCEITO:

Em seu doutorado, Tiago Baptista define o videoensaio como:

“uma forma de pensar na encruzilhada da análise textual acadêmica, escolhas e cinefilia pessoal e práticas on-line de fandom” (BAPTISTA, 2016).

(Ref.: BAPTISTA, Tiago. Lessons in looking: the digital audiovisual essay. 2016. Tese de Doutorado. Birkbeck, University of London.

Eu ampliei a definição, considerando o contexto da disciplina e do curso de Multimeios como um todo e a minha definição ficou assim:

 “o videoensaio é um tipo de produção de conhecimento que se utiliza da linguagem do audiovisual para desenvolver uma reflexão critica e/ou poética acerca de um tema. Em particular, o videoensaio utiliza imagens, cenas de filmes, teorias, análises intersemióticas, citações e outras questões conceituais. Como produção inserida no contexto das redes sociais digitais e de plataformas online como YouTube e Vimeo, o videoensaio dialoga com práticas on-line de fandom, com a cultura do compartilhamento e das listas de recomendação” (LEÃO, 2018).


AUTORES DE VIDEOENSAIOS

Kevin B. Lee e Kogonada. Alguns exemplos:
https://vimeo.com/199572277
http://kogonada.com/archive

Pasta com link para vários trabalhos interessantes de Videoensaios:

Pasta Pinterest:
https://br.pinterest.com/lucleao/film-essay/



Nenhum comentário: